Quando Trocar a Areia do Filtro da Sua Piscina? – Manutenção da Piscina

O filtro da piscina está para a sua piscina como o coração está para o seu corpo. Este é um dos pontos críticos da manutenção das piscinas.

A capacidade/qualidade da filtração é o segredo para se conseguir sempre uma água com uma excelente qualidade. Considera-se normalmente que o conjunto filtro + bomba são responsáveis por cerca de 80 % do tratamento da água da sua piscina (também chamado o tratamento físico).

Pelo filtro de areia passa a água da piscina, deixando as suas impurezas retidas nos grão de areia do filtro. O filtro para poder manter a sua eficácia tem que ter obviamente manutenção.

Posto isto levantam-se algumas questões para o utilizador, tais como:
1.    porquê mudar a areia ?
2.    quando se deve fazê-lo ?
3.    que tipo de areia escolher ?

1.    Porque vamos ter que trocar a areia do filtro ?

Durante o processo de filtração e por acção mecânica, a areia vai-se desgastando, ficando polida, os seus grãos tornam-se mais pequenos e a areia vai endurecendo e ficando suja.
A areia fica envelhecida perdendo a sua capacidade de filtração.

O problema do calcário:
Em águas com uma dureza elevada existem normalmente concentrações muito elevadas de iões de cálcio e magnésio. Estes iões agarram-se à areia (sílica) e vão formando silicatos (blocos).

Quando a água atravessa o filtro e encontra estes blocos, e em vez de os atravessar, vai escolher o caminho mais fácil, ou seja, vai passar pela seu exterior não sendo filtrada. Isto é um sinal de que está na altura de trocar a sua areia.

Caso não a troque pode inclusivamente acontecer que os blocos sejam tão duros e tão grandes que não se consigam tirar do filtro, e a única solução é colocar um filtro novo ou tentar partir estes blocos com ácido.

Para que este problema seja evitado, é necessário irmos controlando a qualidade da areia (colocar a mão e verificar se está solta e se não tem blocos formados) e monitorizar o pH. Um pH superior a 8 ajuda muito a que haja precipitações de calcário (ficando a água turva).

Uma boa manutenção do filtro é fundamental : limpeza e a contra lavagem (backwash).

Uma deficiente manutenção do filtro degrada mais rapidamente a areia.
É muito importante fazer no mínimo uma limpeza regular do filtro (backwash):

  • 1 x por semana no período de utilização da piscina
  • 1 x mês no período de inverno.
  • Seria também importante e principalmente em águas muito calcárias, fazer 1 x ano uma limpeza química da areia (descalcificação).

trocar a areia do filtro na piscina

2.    Quando trocar a areia do filtro da sua piscina?

Existe uma recomendação genérica que diz que devemos mudar a areia entre os 3 e 5 anos de utilização da piscina, podendo ir até aos 7 anos (se a água não for muito calcária e se existir uma boa manutenção do filtro).
Também é importante saber que não vale a pena trocar a areia com demasiada frequência se tudo estiver bem !
Normalmente ao fim de 2-3 anos é necessário repor o nível correcto de areia usando areia com a mesma granulometria.

Existe um teste muito simples para perceber se está na hora de mudar a sua areia:

  • Verificou que  o débito nos seus injectores está mais fraco depois de fazer uma lavagem do filtro ?
  • Tem sentido muitas dificuldades em manter a sua água boa, apesar de a água estar quimicamente equilibrada e respeitar o período de filtração adequado ?
  • Olhe para a campânula transparente do seu filtro (se existente), verifica alguns depósitos de calcário? Se sim, então é com certeza altura de trocar a sua areia.
  • Abra o filtro e mergulhe a sua mão na areia, o que sente?:
    • A areia flui nos seus dedos e não está compacta ? então está boa e não precisa de a trocar
    • A areia tem blocos duros ? então está na hora de a trocar
  • A areia tem desaparecido do seu filtro?  encontrou areia do filtro na piscina ? se sim, isto significa que tem um problema nas crepinas (colectores) do filtro. Para resolver este problema tem obrigatoriamente de retirar toda a areia porque as crepinas estão situadas no fundo do filtro.

3.     Que tipo de areia escolher ?

A granulometria e a quantidade de areia a colocar no seu filtro estão indicadas na placa de características do seu filtro. Estas indicações deverão ser rigorosamente respeitadas.

A areia a utilizar deverá ser areia especial para piscinas e previamente  lavada.

Recomenda-se a utilização de areia entre 0,4 e 1,2 mm de diâmetro. Quanto mais fina é a areia, melhor é a sua qualidade de filtração, mas também se vai sujar mais rapidamente

Normalmente e para filtros com dimensões maiores, utiliza-se uma areia com diâmetro maior (cascalho fino 2-5 mm). Serve como uma sub-camada da areia fina, que é colocada nos filtros para serem utilizados como suporte.

A areia é utilizada como meio de filtragem. O cascalho fino ajuda na distribuição e na circulação da água no filtro.  Durante as lavagens, o cascalho sobe  2 cm acima do fluxo de água para uma melhor eficiência de filtração.

Em resumo, a manutenção das piscinas é um dos aspectos que não deve descurar, e entre os vários pontos críticos, a troca da areia é algo que tem que ter em consideração.

Se precisar de ajuda na manutenção da sua piscina na zona da grande Lisboa, entre em contacto connosco. Temos uma equipa com mais de 20 anos de experiência preparada para o ajudar e aconselhar.